sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Porto Alegre - Restauração do Gaúcho Oriental custou R$ 9 mil


A estátua do Gaúcho Oriental é fundida em bronze e foi presente da comunidade uruguaia em 1935

Uma das estátuas mais antigas do Parque Farroupilha, o Gaúcho Oriental foi restaurado pela prefeitura de Porto Alegre. O vandalismo massacrou o monumento ao longo dos anos e, até final de agosto, fazia com que o presente dado pela comunidade uruguaia em 1935 parecesse um ex-combatente da Guerra dos Farrapos.
A obra de restauração foi possível por uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Smam) e uma empresa privada, que bancou os cerca de R$ 9 mil para melhorar o monumento. É a iniciativa da prefeitura para melhorar os pontos históricos da Capital.

- Queremos chamar a atenção das empresas para que elas se preocupem com o patrimônio histórico da cidade. É uma consciência cultural - aponta a arquiteta Cibeli Silva do Carmo, coordenadora do departamento de monumentos da Smam.
Confeccionada em tamanho real e fundida em bronze, a estátua foi um presente da comunidade uruguaia, em janeiro de 1935, como homenagem a comemoração do Centenário Farroupilha. De autoria do uruguaio Frederico Escalada, a estátua possui uma réplica em uma praça de Montevidéu.

FONTE:ZERO HORA
Foto:Ronaldo Bernardi / clicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário