Durante a Sessão Solene em homenagem à Semana Farroupilha, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini (PDT) lembrou que, todos os meses de setembro, e por todo o Rio Grande, os gaúchos se reúnem para reverenciar a saga dos Farrapos, "um dos mais longos e significativos movimentos de revoltas civis do Brasil". O presidente do Parlamento gaúcho lembrou que os ideais farroupilhas levaram à proclamação da República Rio-Grandense e que, em meio a luta por liberdade e igualdade, no período que durou 10 anos, chegamos a ser independentes do Império. "Hoje, lutamos sem lanças e sem cavalos, de acordo com o nosso tempo, um tempo de paz, pelo desenvolvimento do Rio Grande e de sua gente. Nas muitas trincheiras que ocupamos, lutamos para continuar sendo um estado cujo destino é o desenvolvimento", disse, ao destacar que, nesta época "nosso imaginário é povoado desse sentimento de gauchismo, sentimos no peito uma grande satisfação e muito orgulho ao assistirmos e participarmos de shows, desfiles, encontros e homenagens".
Símbolo O presidente da AL lembrou que, neste ano, a Semana Farroupilha acontece em mais um ano eleitoral. "A memória histórica dos farroupilhas convive, neste período, com o mais genuíno exercício da democracia, a escolha dos nossos representantes. São valores que estão gravados nas páginas da nossa história e que movem, todos os dias, homens e mulheres em seu cotidiano, a luta por uma vida melhor para suas famílias, para seus irmãos, para nossas comunidades". Ao encerrar, o presidente da ALRS enfatizou que os homenageados recebem a Medalha do Mérito Farroupilha, na forma de um justo reconhecimento por suas trajetórias e pelo legado de suas vocações. "Eles simbolizam esta luta de trabalho e talento que é um traço do nosso povo. São gaúchos de nascimento e de coração. Ao homenageá-los, reverenciamos a memória dos nossos heróis farrapos", finalizou.
Mérito Farroupilha O Parlamento gaúcho entrega nesta Sessão Solene sua mais alta condecoração, a Medalha do Mérito Farroupilha, a onze profissionais de diversas áreas, personagens que contribuíram para o desenvolvimento da educação, cultura, política e economia do Rio Grande do Sul. Os homenageados recebem suas medalhas do presidente da Assembleia Legislativa e dos parlamentares proponentes da honraria. Os agraciados: o escritor Luis Fernando Veríssimo, o empresário Belmiro Zaffari, o ator Sirmar Antunes, o empresário Enio Roberto Dias dos Reis, o professor Alexandre Aimé Ernest Roche, a violonista Norminha Duval, o historiador Sérgio da Costa Franco, a cantora Maria Luiza Benitez, o empresário Lee Shing Wen, o compositor e cantor Airton Pimentel e a professora Maria Helena de Souza Martins.
Gilmar Eitelwein - MTB 5109 | Agência de Notícias 15:57 - 15/09/2010
Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727 Foto: Walter Fagundes / Ag. AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário