A história em quadrinhos "Sepé Tiaraju – o índio, o homem, o herói" será lançada na próxima quinta-feira, 11, na Feira do Livro de Porto Alegre, às 15h, no estande do Senado Federal (Praça da Alfândega). Editado pela Câmara dos Deputados, a iniciativa do livro é do Vice-Presidente da Câmara, Deputado Federal Marco Maia (PT/RS). O senador Paulo Paim estará presente. Deputado e Senador estarão autografando os livros.
Marco Maia foi autor da lei, sancionada em setembro do ano passado, que inscreveu o nome do índio guarani e missioneiro no Livro dos Heróis da Pátria. O grande apoiador, senador Paim, foi relator do Projeto de Lei quando este estava em votação no Senado Federal. Em maio deste ano, o deputado gaúcho lançou o livro Sepé Tiaraju: herói guarani, missioneiro, rio-grandense, agora, herói nacional. A história em quadrinhos é uma versão romanceada para as crianças e jovens conhecerem melhor a história do herói.
"Com a história em quadrinhos podemos aproximar as crianças ao universo da leitura e da história do Sepé. O livro resgata uma das mais belas páginas da história Rio-grandense e agora tem seu devido valor histórico e cultural", ressaltou Marco Maia.
Sepé Tiaraju era corregedor da Redução Jesuítica de São Miguel, eleito pelos índios guaranis, quando da assinatura do Tratado Madri, em 1750, pelo qual os reis de Portugal e Espanha trocavam os Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento, obrigando cerca de 50 mil índios cristãos a abandonarem suas cidades, igrejas, lavouras, fazendas, onde criavam dois milhões de cabeças de gado e, principalmente, a abandonarem as terras de seus ancestrais. Insurgindo-se contra esse tratado. Sepé liderou a resistência dos índios guaranis, pronunciando a famosa frase: "Esta terra tem dono".
Nenhum comentário:
Postar um comentário