Ao som da Banda Militar, a governadora do Estado do Rio Grande do Sul acendeu, hoje pela manhã, no saguão central do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), a Chama Crioula, abrindo oficialmente os Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul. Em seu pronunciamento, a governadora enalteceu a participação de crianças e jovens nas comemorações farroupilhas e a participação das mulheres na sociedade gaúcha.
Também participaram da solenidade o presidente do MTG, Oscar Fernande Gress, que destacou a simbologia da chama e a importância que a mesma tem para os tradicionalistas. Já o Patrono da Semana Farroupilha, Rodi Borghetti, lembrou a coragem dos jovens tradicionalistas, em 1947, quando pela primeira vez preconizaram a retirada de uma centelha da Pira da Pátria, dando início ao tradicionalismo organizado no Rio Grande do Sul.
Já o Presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, o secretário de Cultura, Cézar Prestes, em seu pronunciamento, lembrou que a Chama Crioula, mais do que um símbolo, deve aquecer o coração dos gaúchos durante a celebração setembrina.
Do CAFF, o grupo de cavalarianos dirigiu-se para a Assembleia Legislativa, depois para o Paço Municipal, monumento Bento Gonçalves e finalizando na Grande Loja Maçônica, na Avenida Praia de Belas. A Chama Crioula permanecerá acesa nestes locais até o dia 20 de setembro, quando será extinta, encerrando o evento em todo o Estado.
Fonte: MTG
Nenhum comentário:
Postar um comentário