segunda-feira, 21 de maio de 2012

Para lembrar Simões Lopes Neto

A artista Zoravia Bettiol também homenageia Simões Lopes Neto
Foto: Zoravia Bettiol / Divulgação
O centenário de Contos Gauchescos será comemorado com programações especiais ao longo do ano. Além de Pelotas, onde nasceu e morreu o autor Simões Lopes Neto, Porto Alegre também contará com atividades.

Na cidade natal do escritor, o Instituto João Simões Lopes Neto realiza um ciclo de palestras com participações de pesquisadores. A cada duas quintas-feiras por mês, são recontados os causos e as lendas eternizadas por Simões. As homenagens do instituto também percorrem o Estado. Desenvolvido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Projeto Simões Lopes Neto — Escritor da Alma Gaúcha circula com mostra didática sobre a vida e a obra do autor e a exibição do filme Contos Gauchescos, de Henrique Freitas Lima. Escolas participantes serão presenteadas com livros para que a obra seja trabalhada em sala de aula.

Na Capital, um dos destaques é a exposição Homenagem a Simões Lopes Neto, de Zoravia Bettiol. A mostra, em cartaz no Espaço das Artes da UFCSPA, traz ilustrações para o livro 14 Contos e Uma Lenda, edição restrita e dirigida aos associados da Confraria dos Bibliófilos do Brasil, com textos de Simões Lopes. Zoravia apresenta ilustrações e desenhos (que estão à venda), além de vinhetas e esboços dos desenhos à lápis de cor e pena.

Em seu trabalho, a artista buscou retratar o universo de Simões Lopes Neto em linguagem contemporânea, usando planos que variam a estrutura compositiva e, integrando na mesma imagem, diversos tempos narrativos. Segundo Zoravia, o objetivo foi captar a atmosfera de cada conto, sintetizando as referências plásticas nos desenhos.

FONTE: Francisco Dalcol e Joice Bacelo (Clic RBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário