sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Três Cachoeiras servirá 200 costelas


Ao meio-dia de segunda-feira, mais de 2 toneladas de carne serão servidas no Litoral Norte. Trata-se do 7 Costelão de Três Cachoeiras, promovido pelo CTG Tauras da Tradição e pela prefeitura. Os cortes serão assados no campo do Esporte Clube Lajeadinho, a 2,5 quilômetros da BR 101, onde ocorrem os festejos da Semana Farroupilha. Serão 200 costelas que começarão a ser preparadas domingo. A noite de segunda-feira fechará com show de Luiz Marenco.
A atividade também integra a programação da 23 Cavalgada da Tradição, considerado o maior evento tradicionalista do Litoral Norte. De 10 a 12 de setembro, tradicionalistas percorreram mais de 100 quilômetros, passando por Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara e Morrinhos do Sul. O percurso contou com tradicionalistas de diversas regiões, incluindo Grande Porto Alegre, Serra, Litoral e municípios de Santa Catarina, além do vice-diretor presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Auri Rodrigues Vieira.
O patrão da cavalgada, Cléber Oliveira Fernandes, contou como nasceu o Costelão: "Amigos que não puderam participar da cavalgada há sete anos resolveram nos esperar em Três Cachoeiras com quatro costelas. Quando chegamos, outros companheiros acabaram doando mais carnes, chegando a 12 costelas. Foi o início dessa atividade que se tornou tradicional".
A cada ano, o volume de carne assada aumenta. Assim como o primeiro churrasco foi feito com doações, em todos os anos os cortes assados vêm de contribuições da comunidade. "Pensamos até em entrar em contato com o Guinness Book para registrar o recorde de maior churrasco feito com doações", disse o produtor do evento, Edinilson Nogueira Kailer.
A tradição é tão grande que os ingressos estão esgotados. Acompanharão o churrasco arroz, salada e aipim. Para os próximos anos, o CTG Tauras da Tradição tem como objetivo conseguir montar um parque próprio para a Semana Farroupilha. O CTG tem três anos e é composto por 40 pessoas.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário